Você sabia que a integração com a natureza pode reduzir o estresse, pressão sanguínea e infecções?

A natureza tem a capacidade mágica de nos confortar. No entanto, a vida agitada e corrida que levamos atualmente acaba gerando uma série de desconfortos, como estresse, mau humor, ansiedade e cansaço.

Viver em grandes centros urbanos, ao meio de ruídos de buzinas, carros, sirenes e outras sonoridades irritantes eleva o nível de estresse. Somado a isso, temos ainda a poluição e os perigos que rondam uma vida urbana (violência, fastfoods, trânsito…).

No meio desse caos da modernidade, muitas vezes, uma pausa é necessária para recarregar as energias e aliviar a tensão.

Nessa hora, podemos afirmar que a melhor opção é escolher um programa para entrar em contato com a natureza! Segundo Richard Ryan, professor de psicologia na Universidade de Rochester (EUA), a natureza é combustível para a alma. Assim, uma visita a um parque para observar as árvores e ouvir o canto dos pássaros, uma caminha à beira-mar para ouvir o som do mar ou observar o pôr-do-sol são ótimas opções.

Além de ser fonte de tranquilidade, o verde pode trazer mais saúde, indicam estudos recentes.

Ainda assim, se você é do tipo que sempre precisa de motivos fortes para mudar de hábitos, confira a lista a seguir. Separamos para você uma série de benefícios, comprovados cientificamente, que um contato mais profundo com a natureza pode trazer ao seu corpo e mente e na sua qualidade de vida.

1. Sentir-se mais vivo, feliz e sem estresse

Estudos conduzidos na Universidade de Rochester (EUA) mostram uma ligação entre o aumento de energia e da sensação de bem-estar com a exposição à natureza. Ainda, uma caminhada ao ar livre aumenta a endorfina, hormônio de bem-estar que melhora o humor.

Ou seja, além de melhorar seu humor e te deixar mais feliz e amigável, passar mais tempo ao ar livre pode também fazer com que você se sinta com mais energia, mentalmente e fisicamente.

Então, da próxima vez você se sentir exausto, vá ao parque, em vez de pegar uma xícara de café.

beneficios-contato-com-a-natureza

2. Alivia os sintomas de depressão e previne doenças cardíacas

Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Queensland (AUS), a “dose média de natureza” necessária para melhorar sua qualidade de vida é de cerca de 30 minutos por semana. Ou seja, falta de tempo não é mais desculpa!

O estudo mostra que pessoas que visitam áreas verdes são muito menos propensas a ter pressão arterial elevada ou problemas de saúde mental.

Ainda, o fato de nos sentirmos conectados aos elementos naturais proporciona uma sensação de paz, ajudando a reduzir os riscos de desenvolver ansiedade e depressão.

3. Mais exercícios e melhora da autoestima

Os passeios pela natureza, além de ajudarem a reduzir os sintomas da depressão e melhoram o humor, proporcionam também os exercícios físicos. Este é um importante fator no combate aos problemas de saúde mental.

Diversos estudos mostram que exercícios ao ar livre podem ser uma das melhores maneiras de estimular e melhorar sua autoestima. Os “exercícios verdes” mostram resultados benéficos na autoestima e no humor com apenas cinco minutos diários de prática.

Pode ser uma corrida na orla, um passeio de bicicleta ou até mesmo uma limpeza no quintal. O que importa é colocar o corpo em movimento junto à natureza. Deixe-a fazer suas maravilhas!

beneficios-natureza-03

4. Elevação dos níveis de vitamina D

Para produzir a vitamina D no seu organismo, você só precisa ficar ao ar livre algumas vezes por semana. Basta expor seus braços e pernas por cerca de 15 minutos, de preferência nos horários em que sol está mais fraco.

Essa vitamina é essencial para a manutenção dos níveis do cálcio no sangue e saúde dos ossos. Ainda, está também relacionada a melhoras de humor e a redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Ou seja, é fundamental você não ficar com deficiência desse nutriente no seu corpo!

5. Melhora sua concentração e criatividade

Grandes cidades possuem um grande número de distrações (comércio, multidões, tráfego, tecnologia), o que pode afetar a área do cérebro que controla a sua atenção e foco.

Já caminhar por espaços verdes, naturais e tranquilos, de acordo com pesquisa recente, pode colocar o cérebro em um estado meditativo. Isso permite que você preste mais atenção ao mundo ao seu redor, criando a calma necessária para a reflexão. De acordo, com esse estudo, passar mais tempo na natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, poderia estimular a criatividade em até 50%!

Por exemplo, em escritórios com janelas com vista para árvores, os trabalhadores costumam ser mais satisfeitos com seu trabalho, mais pacientes e produtivos e ficam menos doentes.

6. Melhora sua memória

Sim, você leu certo! Um estudo realizado na Universidade de Michigan aponta que o contato com a natureza pode também melhorar as funções da sua memória de curto-prazo. Pequenas caminhadas diárias ao ar livre podem melhorar sua memória em até 20%, além de melhorar também sua interação social.

beneficios-natureza-02

7. O problema ainda é estresse?

Quando você pensar em natureza, não foque apenas em ar não poluído, árvores, passarinhos e cachoeiras. A terra também é uma fonte de energia e alegria.

Tarefas como plantar e cuidar de um jardim ou horta são extremamente relaxantes, combatendo melhor o estresse do que atividades de lazer. Segundo estudo holandês, essas atividades diminuem a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

Então, mãos na terra e adeus estresse!

E aí, convencido? É simples, é fácil e pode trazer ótimos resultados.

Calce um tênis, procure uma área arborizada próxima a sua casa e esvazie a mente. Sinta a sensação da liberdade. Agora você já tem razões de sobra para entrar em contato com a natureza.

Conhece alguma técnica diferente? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe com seus amigos e mostre todos os benefícios de “ficar com a cabeça nas nuvens”!


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários