Você já se perguntou como uma tarefa tão simples, como lavar a louça, pode ser prejudicial ao meio ambiente?

Nós, da Armário Orgânico, estamos sempre em busca de dicas sustentáveis e simples para você aplicar em suas atividades diárias e transformar o mundo em um lugar melhor. Hoje, nós te apresentamos a Bucha Vegetal!

Ela é uma opção sustentável e barata para substituir as tradicionais esponjas sintéticas, feitas de materiais derivados do petróleo, de difícil reciclagem e que demoram anos para se decompor.

A bucha vegetal é uma fibra natural derivada da planta Luffa cylindrica. Essa planta é uma trepadeira da família das cucurbitáceas, mesma do pepino e da melancia. A Luffa dá um fruto parecido com o pepino, como mostra a imagem a seguir, dentro do qual nasce a esponja fibrosa.

bucha vegetal luffa

Dentre os principais benefícios da bucha vegetal destacamos o fato de ela ser biodegradável, já que se trata de um produto totalmente natural. Com isso, você diminui sua geração de lixo. Ainda, ela não risca as louças, é mais difícil de ser contaminada e dura até 6x mais do que as esponjas sintéticas.

Além de ser mais higiênica e melhor para o meio ambiente, utilizando a bucha você também incentiva e valoriza pequenos agricultores que cultivam a planta, incentivando o comércio local e o feito no Brasil. Ela pode ser facilmente encontrada pendurada em feiras livres.

A bucha vegetal também é aliada da higiene pessoal como acessório para banho. Isso porque ela é um ótimo esfoliante natural. Ajuda a remover impurezas e células mortas, o que deixa a pele mais limpa e renovada. Também ajuda a evitar a formação de pelos encravados.

Mas atenção! É importante acondicionar e desinfetar sua bucha vegetal de forma correta!

Mantê-la úmida e em local sem muita circulação de ar é propício para a proliferação de bactérias. Então, siga as dicas a seguir para evitar contaminação e aumentar a vida útil da sua bucha vegetal.

DEIXE SECAR

Não guarde a bucha úmida. Lave-a após utilização e, então, deixe-a secar bem, de preferência no sol. Mantenha-a em local com boa circulação de ar.

COLOQUE NO MICRO-ONDAS

Colocar a bucha umedecida no micro-ondas por 20 segundos é uma forma segura de esterilizá-la completamente. Faça esse processo toda semana.

Vale aqui lembrar também que, além da bucha vegetal, é importante economizar água e utilizar detergentes naturais na hora de lavar a louça. Torne essa atividade rotineira e simples em um grande aliado da sustentabilidade em seu dia a dia.

>> Aprenda aqui como fazer seu próprio detergente/sabão natural <<

E não esqueça, todo produto tem um prazo de utilização, o que sempre deve ser respeitado. Então, realize a troca quando sua bucha estiver com cheiro, gelatinosa ou com uma cor diferente de quando você comprou.

Gostou da dica? Então não deixe de compartilhar com seus amigos! Vamos multiplicar a arte de aproveitar o que a natureza nos dá 🙂


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários