Você sabia que é possível confeccionar camisetas a partir da reciclagem de garrafas plásticas? Entenda a seguir como é o processo de fabricação de uma camiseta feita de PET!

PET: Do têxtil para o têxtil

O Politereftalato de Etileno, ou PET, foi desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial (1941) para aplicações exclusivas na indústria têxtil. Foi só a partir dos anos 70 que este polímero passou a ser utilizado na indústria de embalagens.

No Brasil, o PET chegou em 1988 e trilhou uma trajetória semelhante ao resto do mundo. Primeiramente foi utilizado na indústria têxtil. Só mais tarde (1993) passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, especialmente de refrigerantes.

A seguir você entenderá um pouco melhor como é o processo de utilização desse material na confecção de roupas, e quais os benefícios disto.

O PET na confecção de camisetas

Muitas pessoas não conseguem visualizar como uma garrafa plástica se transforma em camiseta feita de PET.

Para entender o processo de fabricação, basta compreender que o polietileno das garrafas PET é um material termoplástico 100% reciclável. Quando são aquecidos, esses plásticos amolecem e podem ser remoldados. Isso significa que podem ser reaproveitados diversas vezes.

Veja a seguir como isso acontece:

1) Separação do lixo e Coleta

Como ponto inicial, temos a coleta seletiva, onde acontece o recolhimento das garrafas PET. Elas são enviadas para cooperativas de catadores, onde são lavadas e separadas por cores. São também retiradas as tampas e os rótulos das embalagens.

2) Indústria Têxtil

As embalagens são comercializadas às indústrias têxteis, onde são descontaminadas e moídas, transformando o produto em pequenos pedaços (flakes). Posteriormente, são fundidas a 300°C para filtragem de impurezas. Os grânulos resultantes são transformados em fibras, cerca de 20% mais finas que as fibras de algodão. Por fim, as fibras obtidas a partir da reciclagem da garrafa PET são moldadas em fios de poliéster, que são unidos para formar um tecido confortável e robusto.

Normalmente a malha é produzida combinando-se 50% de poliéster reciclado (PET) com 50% de algodão, resultando em uma malha ecológica de grande qualidade.

camiseta-feita-de-pet-02

3) Vantagens da camiseta feita de PET

A camiseta feita de PET resulta em um produto macio, resistente e confortável. A durabilidade é aproximadamente 20% maior do que camisetas de algodão.
Aproximadamente duas garrafas plásticas são reutilizadas para confecção de cada camiseta feita de PET. Com isso, observa-se uma redução de 72% de CO2 quando comparado à produção de matéria-prima virgem, além de economia de água e energia.

Ao comparar a camiseta feita PET com as tradicionais, o tecido ecológico apresenta maior durabilidade, solidez na cor (não desbota facilmente) e estabilidade dimensional (impede que o tecido encolha ou entorte). Logo, o ciclo de vida útil de uma camiseta sustentável é muito maior que dos produtos tradicionais.

Assim, esse tipo de tecido pode ser uma alternativa para quem quer comprar roupas ou outros produtos feitos a partir de processos mais éticos e sustentáveis, sem deixar a qualidade de lado.
Agregue valor ao que você usa. Construa uma imagem condizente com a sua responsabilidade social e preocupação ambiental. VISTA ESTA IDEIA!


Receba gratuitamente conteúdos exclusivos!


Benefícios da Reciclagem

Por seu custo de produção competitivo e facilidade na obtenção, o PET é uma matéria prima amplamente utilizada No entanto, lembre-se: uma garrafa PET demora até 450 anos para se degradar na natureza.

Assim, seguindo-se três dos 8 Rs da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar), recolhe-se às fábricas o que seria descartado e transforma-se em um novo produto. Atualmente, no Brasil, aproximadamente 57,3% das embalagens PET pós-consumidas são encaminhadas à reciclagem.

Entre os principais benefícios do processo de reciclagem e reutilização do PET temos:

  • redução do volume de lixo nos aterros;
  • economia de petróleo (matéria a partir do qual o plástico é feito);
  • economia de energia e água;
  • geração de renda e inúmeros empregos.

Assim, além da questão ambiental, há também um importante papel social. O processo auxilia a renda de milhares de famílias ao redor do país, continuando um ciclo que só traz benefícios a todos os envolvidos.

camiseta-feita-de-pet-03

Adquirindo esse tipo de produto, você estará praticando um consumo mais consciente e diminuindo sua pegada ecológica, contribuindo tanto com o meio ambiente quanto com a responsabilidade social, fatores que só vem confirmar a necessidade de todos separarem o lixo para reciclagem.

Para o lixo virar luxo, precisamos de pessoas conscientes, preocupadas com o futuro e que façam sua parte para a melhoria do planeta.

Como vimos, a reciclagem é feita por empresas especializadas, mas todo esse processo começa na sua casa.

Separe o lixo e dê a destinação correta a ele. Acredite, pequenos detalhes fazem uma grande diferença!

Na Loja da Armário Orgânico você encontra camisetas sustentáveis que utilizam a malha de PET reciclado em sua produção. Além de gerar menos impacto ao meio ambiente, você estará contribuindo para uma produção mais limpa e utilizará um produto de maior durabilidade e qualidade.

Pratique o consumo consciente! Faça a diferença no mundo e use produtos mais ecológicos.


Receba os conteúdos exclusivos!


 

Deixe seu comentário:

Comentários