A moda sustentável é um conceito bastante amplo, abrangendo muitas formas diferentes de moda sustentável.

Como podemos orientar os consumidores todos os dias para adotar um estilo natural sustentável ​​em relação à moda? Em geral, as pessoas têm relações diferentes com a moda, tanto em termos de quão rápido estão seguindo as tendências, como também quanto se importam com a criação de um aspecto, estilo e também seu guarda-roupa.

Para algumas pessoas manter-se atualizado com o mais recente da moda é uma parte natural e altamente importante. Já para outros, as tendências não desempenham nenhum papel em suas vidas. Ainda assim, como seres humanos modernos, todos nós precisamos vestir roupas e sapatos, e nós, às vezes, precisamos comprar novas peças, seja por desgaste ou pelo tamanho se tornar impróprio.

Quando se trata de escolher um estilo natural sustentável, há ainda mais aspectos envolvidos. De maneira consciente, optar por uma moda mais sustentável depende da compreensão e percepção do conceito de sustentabilidade em relação à moda.

estilo natural 1

O que significa moda sustentável para mim? A moda pode realmente ser sustentável? Além disso, nosso comportamento em relação à moda e à sustentabilidade também depende da nossa preocupação. Essa questão está ligada com o desenvolvimento sustentável e os desafios sociais ou ambientais. Outro ponto muito importante é entender o quanto acreditamos em nossas próprias habilidades para influenciar o mundo.

Separamos quatro estratégias que podem nos orientar a fazer escolhas para um estilo natural e sustentável no dia a dia:

Sustentabilidade por compartilhamento

Algumas pessoas sentem se confortáveis em compartilhar coisas com outras pessoas, como roupas e acessórios. Essas pessoas defendem a troca, o compartilhamento de armários e o empréstimo de peças de moda como formas importantes de um estilo natural e sustentável.

Grande parcela das pessoas que adotam essas práticas são jovens. Isto se explica pois a juventude tende a experimentar mais livremente com estilos diferentes, muitas vezes emprestando roupas de amigos e parentes ou comprando roupas de segunda mão.

estilo natural 2


Receba os conteúdos exclusivos!


Criando um estilo sustentável

Outra ação bastante marcante para adoção de um estilo natural e sustentável é por meio de ações criativas. Essas ações são marcadas pela criação de novos itens de moda, seja a partir de materiais pré-existentes (como tecidos em casa) ou de vestuário de segunda mão. Ótimos exemplos para esta aplicação são as peças vintage e as roupas produzidas de materiais reciclados nas lojas.

A Armário Orgânico utiliza a criatividade para proporcionar aos seus clientes um estilo natural e sustentável. Por meio de matérias primas certificadas como algodão orgânico e malha PET, seus clientes podem experimentar um estilo natural e sustentável.

estilo natural 3

Outro exemplo também relacionado a criatividade é por meio de upcycling. É possível dar novos destinos a uma peça de roupa e até mesmo de materiais que já foram outros produtos.

Estilo sustentável por alta qualidade

Outra linha de pensamento possível é a orientação do design e de fabricação de produtos mais duradouros em qualidade e estilo. Desta maneira a moda sustentável se torna sinônimo de design de alta qualidade e atemporal, mas também pode ser equivalente à moda verde e limpa.

Neste grupo encontramos consumidores mais maduros e informados. Pessoas que tenham encontrado e estabelecido um estilo natural e sustentável.

Inovando para a Sustentabilidade

O último grupo de consumidores são os defensores da inovação. Essas pessoas colocam a esperança de sustentabilidade em novas tecnologias. Como exemplo podemos citar as técnicas de corte a laser, impressão digital e tingimento sem água, bem como materiais mais inovadores, novos métodos de produção.

Encontrar as formas preferidas de moda sustentável não é tão óbvio quanto para os outros três grupos acima. Contudo, escolher roupas feitas de fios inovadores ou tingidos por meio de novas técnicas de tingimento pode ser uma opção de um estilo natural e sustentável.

Em suma, os quatro planos gerais acima mencionados para um consumo de moda mais sustentável são identificados com base no pressuposto de que as pessoas têm diferentes pontos de vista sobre a sustentabilidade e como elas podem ser mais eficazes e mais bem sucedidas na sociedade.

Individualmente ou em combinação, estes quatro planos de sustentabilidade podem ajudar na orientação.
Encontre a sua forma mais preferida de consumo ou uso da moda sustentável.


Receba os conteúdos exclusivos!


Leia também:

Deixe seu comentário:

Comentários