A palavra sustentabilidade é amplamente utilizada em diversas situações, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, todo mundo cita o termo sustentabilidade. Mas qual é o real conceito de sustentabilidade?

Tecnicamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar. Todavia este conceito foi se modernizando e incorporado a outras situações.

De maneira simples e objetiva, sustentabilidade é a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Este é um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada as questões sociais/culturais, energéticas, econômicas e ambientais.

O conceito de sustentabilidade está fundamentado sob quatro pilares fundamentais:

  1. Economicamente viável: Preço de mercado justo e competitivo;
  2. Ecologicamente correto: Não comprometer os recursos naturais das gerações futuras;
  3. Socialmente justo: Retribuir de maneira correta a sociedade;
  4. Culturalmente diverso: Valorizar a inserção social.

Podemos destacar diversas formas de aplicação do conceito de sustentabilidade em nosso dia a dia, tais como: o descarte adequado dos materiais utilizados, reciclagem e reutilização (aumentando o ciclo de utilidade de um devido produto), agricultura orgânica e comércio justo.

A adoção de práticas sustentáveis garante a médio e longo prazo uma condição básica para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garantindo assim os recursos (naturais e sociais) para as próximas gerações.

A Armário Orgânico aplica este conceito na produção de suas camisetas sustentáveis, pois todos os materiais e procedimentos geram menor impacto se comparado aos processos tradicionais. Levamos o conceito de sustentabilidade muito a sério. Conheça nossos produtos na Loja da Armário Orgânico! Lá você encontra camisetas sustentáveis que utilizam tecidos orgânicos e ecológicos em sua produção.

E para você, o que é sustentabilidade? Comente esta postagem com aplicações que você percebe ou faz no seu cotidiano! 🙂


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários