A palavra “moda” vem do latim modus e significa “maneira”. Assim, através da moda você expressa quem você é, seus valores de vida. Então que tal mostrar o quanto você se preocupa com o futuro através das suas roupas?

A moda sustentável, como o próprio nome já diz, é uma atividade capaz de se sustentar de forma “saudável” ao longo do tempo, não comprometendo os recursos das gerações futuras. Preocupa-se com o processo de produção como um todo, considerando todas as vertentes da sustentabilidade (social, ambiental, cultural e econômica).

E por que esse movimento vem ganhando tanto espaço na indústria fashion? O que o torna tão importante?

Podemos dizer que é porque a moda como conhecemos hoje está ultrapassada. Problemas como emissão de produtos altamente tóxicos ao ambiente, exploração de mão-de-obra escrava e/ou infantil, exploração animal e o ritmo desenfreado de produção e descarte das peças são alguns dos principais efeitos colaterais da indústria da moda tradicional.

Tudo é feito sem pensar nas consequências ambientais e sociais. Visa-se apenas conseguir aumentar mais e mais produção e a lucratividade.

Processos tradicionais de produção de roupas

É unânime que preço baixo pode significar má qualidade ou durabilidade baixa. Utilizar produtos ruins é uma escolha individual, mas o preço, em alguns casos, também pode significar procedência duvidosa, vinda de trabalho escravo ou de outras condições de exploração. Confira mais informações no documentário “The True Cost:

Mas você se importa com isto?

Você deixa de consumir um produto quando desconfia da sua procedência ou simplesmente segue com a compra? O Fast Shop condicionou nossos hábitos de consumo com objetivo de maximizar o lucro imediato dos empresários. Veja o vídeo “The 2 Euro T-Shirt – A Social Experiment” e tire suas próprias conclusões:

E então como podemos reverter esta situação?

A mudança deste panorama está em nossas mãos!

Cada consumidor precisa se conscientizar da gravidade dos problemas apresentados acima. Não seja conivente com esse tipo de exploração. Opte pelo consumo inteligente e responsável! A mudança começa por você. Conheça as alternativas.

Há necessidade de agregar justiça social e ambiental à cadeia de produção. Não apenas através da mudança de hábitos, mas também de conceitos econômicos.

E é aí que a moda sustentável ganha representatividade! Isso por que:

É uma moda ética, respeitando as condições de trabalho e os direitos de todos os envolvidos na cadeia de produção, agregando muito valor social às peças (responsabilidade social)

É uma moda verde, mais limpa e ecologicamente correta (ecofriendly), sempre optando por matérias-primas sustentáveis (malha ecológica PET, algodão orgânico, fio biodegradável) e processos de produção menos danosos ao meio ambiente (reaproveitamento de insumos, como madeira de demolição).

Deve ser uma moda justa e economicamente viável, não explorando os consumidores com preços exorbitantes e remunerando adequadamente os envolvidos na produção (comércio justo).

É Slow, com produtos feitos para durar, com design atemporal e focando em qualidade sobre quantidade (slowfashion)

E por fim, é uma moda culturalmente diversa, se preocupando em mostrar o que há de melhor no mundo, nas pessoas e na natureza. Valoriza muito pequenos produtores locais e prima pelo feito no Brasil.

moda sustentável conceito

De maneira resumida, a moda sustentável uniu o ideal de equilíbrio entre natureza, economia e sociedade para alcançar o novo consumidor, mais exigente e preocupado com as pegadas que deixa sobre o planeta.

E aí, convencido?

Então não deixe de nos conhecer melhor 🙂 A Armário Orgânico é uma empresa de moda 100% sustentável, preocupada com tudo que foi citado aqui. Na nossa loja online você encontra roupas ecológicas da mais alta qualidade, feitas com muito carinho especialmente pra você!

Quer saber mais sobre moda sustentável, seus valores e princípios?

>> Acesse aqui o nosso eBook gratuito e completo sobre o assunto! <<

Gostou da matéria? Comente e compartilhe com seus amigos! Vamos aumentar essa corrente em prol da sustentabilidade. Faça você também parte da nossa Fashion Revolution!


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários