O desperdício de alimentos cresce em ritmo acelerado no mundo. É um antagonismo “moderno” entre fome e miséria versus desperdício. A necessidade de mudar esse cenário é visível e urgente!

Quer fazer algo a respeito? Então saiba aqui como evitar o desperdício de alimentos em seu dia a dia!

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 1/3 de toda comida produzida no mundo é desperdiçada ao longo do ciclo de produção e consumo. Esse valor equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimento indo para o lixo todo ano.

Esse desperdício tem consequências desastrosas, tanto ambientais quanto sociais. Frente a isso, evitar o desperdício de alimentos ao máximo é essencial para permitir uma vida mais sustentável no planeta.

No quesito social, podemos citar a significativa parcela da população mundial que vive em condições de miséria e fome. Toda essa comida desperdiçada seria suficiente para nutrir milhões destas pessoas.

evitar o desperdício de alimentos 2

Já como consequências ambientais, destacamos a grande quantidade de água que é utilizada nos cultivos, que acaba indo para o lixo junto com os nutrientes desperdiçados. Isso sem contar o uso dos agrotóxicos, que polui solos e rios, o desmatamento da área e a emissão de gases do efeito estufa.

O desperdício ocorre de diversas formas: pela produção em excesso, na colheita, nos caminhões de transporte, etc. Mas, boa parte ocorre na sua cozinha, exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado!

Para mudar este cenário, todos devem tomar uma atitude, desde produtores e governos, até os consumidores finais.

Você, em seu papel de consumidor, pode fazer pequenas mudanças que farão uma grande diferença.

Segundo o Instituto Akatu, por exemplo, cada brasileiro gera em torno de 1 kg de lixo por dia, sendo 58% disso representado por lixo orgânico (restos de alimentos). Para te ajudar a reduzir esse número drástico, preparamos dicas valiosas.

Deixe de lado os maus hábitos!

Confira a seguir as 11 dicas da Armário Orgânico para evitar o desperdício de alimentos em sua casa de uma vez por todas:

  1. COMPRE COM INTELIGÊNCIA

Faça uma lista e compre somente o necessário. Pratique o consumo consciente. Planejamento é tudo!

Não faça estoques e nem compre por impulso. Habitue-se a ir ao mercado com mais frequência, adquirindo alimentos frescos e impedindo que estraguem.

Essa é uma atitude simples que, além de auxiliar na compra da quantidade correta de alimentos, diminui gastos desnecessários.

  1. REAPROVEITE SOBRAS

Use a criatividade e seu talento na cozinha. Transforme as sobras em um prato novo. Zere a sua geladeira antes de comprar/preparar algo novo. Essa atitude faz bem pro meio ambiente e pro seu bolso.

  1. CONGELE

Não perca alimentos! Congele-os e utilize quando for conveniente. Quando congelados, os alimentos se mantêm seguros indefinidamente.

  1. SUCOS E SOPAS

Tem frutas ou legumes de sobra? Não deixe que estraguem, faça um suco geladinho ou uma deliciosa sopa.

  1. DOE

Passe os alimentos adiante e ajude quem necessita. Ou ainda, se você mora sozinho e não acha embalagens pequenas para comprar, divida com os vizinhos e amigos. Desapegue.

  1. REDUZA A QUANTIDADE DE LIXO ORGÂNICO

Restos de alimento não deveriam ser jogados no lixo comum e terminar nos aterros sanitários. Por que não aproveitá-los e fazer uma composteira doméstica? Desse jeito você diminui a quantidade de lixo e ainda produz adubo natural de alta qualidade para seu jardim ou horta caseira.

  1. COMPRE “FRUTAS FEIAS”

Esse tipo de alimento normalmente acaba sendo deixado de lado nos mercados devido a sua aparência. Só porque não apresentam o tamanho ou formato “adequado”, acabam não sendo considerados bons para consumo.

E lembre-se de comprá-las aos poucos. Já que esse tipo de alimento estraga muito rápido.

  1. TENHA UMA HORTA

Ter sua própria horta orgânica em casa é a melhor solução para evitar o desperdício de alimentos na hora de cozinhar. Você obtém alimentos sempre fresquinhos, com garantia de procedência, orgânicos e apenas na quantidade necessária. Ou seja, desperdício zero.

Experimente, além de saudável e sustentável, é super terapêutico.

>> Confira nosso passo a passo detalhado e monte agora sua horta em casa <<

  1. CONTROLE-SE EM RESTAURANTES

Peça porções menores e sirva-se somente pelo tamanho da sua fome. Não deixe o olho falar mais alto que o estômago.

  1. SEJA ORGANIZADO

Tenha o controle da despensa e geladeira. Guarde os alimentos de maneira correta, deixando à vista produtos que devem ser consumidos primeiro, como os que vencem com antecedência ou que já estão abertos.

Ainda, organize o cardápio das refeições em sua casa. Essa prática ajuda bastante a programar a quantidade de comida que vai pra mesa, principalmente em uma casa com muitas pessoas.

Usar vasilhas transparentes e/ou etiquetas, também ajuda a identificar os alimentos e reduzir as chances de que eles fiquem esquecidos e estraguem.

  1. RESPEITE OS ALIMENTOS COMO UM TODO

Cascas, talos e sementes são riquíssimos em nutrientes. Entenda as possibilidades de nutrição vindas dessas partes. Pesquise receitas novas. Aventure-se na cozinha. Crie uma nova relação de consumo com seu alimento.

evitar o desperdicio de alimentos 4

Viu só, evitar o desperdício de alimentos é fácil!

Basta começar a prestar mais atenção em cada etapa do consumo, desde a aquisição até o descarte. Diminua sua pegada ecológica de uma vez por todas com as nossas dicas simples e eficientes!

Os benefícios são para todos! Para o seu bolso, já que você evita gastos desnecessários, e para o meio ambiente, pois você reduz a quantidade de recursos naturais que vão para o lixo junto com o desperdício e diminui a geração de resíduos sólidos em sua casa.

Você evita o desperdício de alimentos em sua casa de algum outro jeito? Compartilha com a gente no espaço pra comentários logo abaixo. Adoramos saber o que nossos leitores acham das nossas dicas 🙂

São pequenas revoluções em seu dia a dia que, quando somadas ao todo, contribuem com um mundo muito melhor de se viver! Habitue-se a fazer o bem e irradiar amor e sustentabilidade. Consuma consciência.

Não esqueça de passar adiante! Compartilhe com seus amigos e mostre o quanto você se importa com o planeta 🙂

Quer receber mais dicas como essa e levar uma vida mais sustentável? Inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.


Receba os conteúdos exclusivos!


 

Deixe seu comentário:

Comentários