O Feito no Brasil é um movimento nacional que visa promover e incentivar a valorização do mercado interno do país. No mundo fashion esse movimento é bastante presente, mostrando a importância da moda nacional, ética e consciente.

Todos os dias ouvimos notícias sobre a crise econômica e as dificuldades financeiras que nosso país vem enfrentando como um todo. Com isso, a produção nacional é vital para manter a economia aquecida e reerguer o Brasil. Para a indústria têxtil, isso não é diferente.

No Brasil, a indústria têxtil é uma das maiores geradoras de empregos, com mais de 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões de empregos indiretos. Ainda, é uma potencial geradora de riquezas financeiras e culturais para o país. Por isso, é um setor muito importante de ser incentivado.

No entanto, as marcas de moda fast fashion acabam se aproveitando desse cenário de crise, trazendo ao consumidor produtos a preços extremamente baixos e de baixa qualidade (descartáveis). No entanto, alguém está pagando por esse preço! Muitas vezes, as peças são produzidas em países asiáticos em condições de trabalho análogas ao trabalho escravo, muitas vezes incluindo também o trabalho infantil.

Tecelagens, confecções, marcas de varejo e atacado acabam literalmente quebrando, uma vez que não conseguem competir com a concorrência externa.
Veja os vídeos a seguir e tire suas conclusões: Escravos da moda e a SPFW | A camiseta de 2 Euros | The true cost (Trailer)

Você se sente incomodado com essa realidade? Pois é, a gente também!

Frente a isso nasceu, em 2014, o movimento Feito no Brasil, criado pelo Bureau de Estilo Renata Abranchs. É um verdadeiro manifesto de amor pela moda nacional, com o objetivo de resgatar o orgulho e o incentivo à produção local, reivindicando uma moda brasileira e autêntica!

Quando esquecemos de valorizar o que é nosso, acabamos perdendo grandes talentos, que deixam o país porque não foram reconhecidos aqui dentro. Então, vamos abraçar a mão-de-obra nacional! Vamos incentivar nossos talentos! Vamos gerar riqueza nacional!

Afinal, aonde nasceu o mito de que tudo que vem de fora é melhor? Nós já sabemos que essa história é pura enganação.

Então, todos juntos pela moda nacional!

Compartilhe com seus amigos e inspire-os a também valorizar e entender a importância desse conceito. É simples 🙂
Lembrando que a mudança começa por você! Não vale apenas divulgar, tem que praticar!

Pratique o Feito no Brasil!

feito no brasil

Se você é empresário, estilista ou artesão, assuma a responsabilidade de viabilizar a sua produção localmente. Qualifique pessoas, escolha bem suas matérias-primas e tecnologias.

Aqui na Armário Orgânico já aderimos a esse movimento! Nossas peças, além de utilizarem matérias-primas sustentáveis (algodão orgânico e malha ecológica PET), são feitas 100% no Brasil e seguem os princípios do comércio justo e ético.

Você, consumidor, junte-se a nós! Procure dar preferência a produtos fabricados no país. Se informe e sempre fique de olho nas etiquetas e tags. E não só isso, conheça também os princípios e valores da marca! Não seja conivente com condições indignas de trabalho.

A transformação nos hábitos de consumo só será possível se cada um fizer a sua parte. Pais, tios ou avós, ensinem desde já as crianças sobre a importância do consumo consciente.

Lembre-se: quando você compra uma um produto feito no Brasil você está contribuindo para o desenvolvimento do nosso país e ajudando a indústria a se desenvolver e tornar-se mais competitiva. Imagine quanta gente se beneficia desta simples atitude de valorizar o que é daqui!


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários