Mesmo com intenções ambientalmente responsáveis, o consumidor precisa ter muito cuidado para não ser vítima do chamado greenwashing!

O greenwashing é um termo que significa literalmente “maquiagem verde” ou “pintando de verde”. Ou seja, é uma propaganda enganosa: uma imagem é passada, porém, a realidade é outra.

Esta é uma estratégia de marketing utilizada por muitas empresas, que usam ideias ecologicamente responsáveis para promover seus serviços. Contudo, na verdade, essa imagem não bate com o que eles realmente vendem.

greenwashing-02

O greenwashing tem como objetivo criar uma imagem positiva diante da opinião pública, ocultando ou desviando a atenção de impactos ambientais negativos por elas gerados. Portanto, é preciso ficar atento e sempre pesquisar a fundo as informações antes de sair comprando.

Sempre desconfie de produtos com expressões vagas como “eco”, “ecológico”, “menos poluente” e “sustentável”.

greenwashing-03

Um dos primeiros passos para não cair na propaganda enganosa é compreender o significado dos termos usados. Com isso, você tem maior capacidade de avaliar o que é verídico e o que não é.

A seguir, desmistificamos para você algumas das terminologias constantemente utilizadas:

  • Produto Ecológico

Tem em sua concepção a preocupação em manter a biodiversidade. Isto é, são produtos que possuem na cadeia produtiva o princípio de não gerar grandes alterações no equilíbrio do ecossistema.

  • Produto Verde

Este conceito está ligado ao cuidado da empresa com a redução de impactos como um todo. Não só com as consequências para o ecossistema. Também se preocupa, por exemplo, em fazer investimentos em eficiência energética e reduzir o desperdício de água. Além disso, existe uma preocupação com a saúde dos usuários. A intenção é de que o produto não cause danos aos seus consumidores.

  • Produto Sustentável

A preocupação diz respeito a algo que, além de cumprir os requisitos “verdes”, também tenha compromisso com a qualidade. Há investimentos em questões como durabilidade e resistência. Quando a empresa se compromete com a sustentabilidade ela pensa em todo o ciclo de suas atividades, inclusive em sua forma de gestão, respeitando também a legislação social, ambiental e trabalhista.

Cabe também definir que Produto Orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.

greenwashing-04

O consumidor que ficar em dúvida sobre a veracidade de alguma afirmação contida em um anúncio publicitário pode fazer denúncia no site do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). É necessário informar claramente o dia, horário e veículo onde viu a propaganda (TV, rádio, jornal, e-mail, folhetos).

Conheça a marca que você consome e exija certificações. Não fique mais confuso na hora de avaliar e escolher um produto que realmente siga princípios éticos, ecológicos e sustentáveis.

Esperamos ter facilitado a sua vida!


Receba os conteúdos exclusivos!


 

Deixe seu comentário:

Comentários