Você tem uma horta orgânica em casa e está sofrendo com as pragas, como pulgões e cochonilhas?

Então confira agora nosso post e aprenda como acabar com esse problema de forma fácil e ecológica através de inseticidas naturais e caseiros! Vamos lá?

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre os benefícios de ter uma horta em casa. É uma garantia de saúde, de sustentabilidade, de economia e de demonstração de respeito. Ou seja, é puro amor! ♥

Ainda não começou a sua horta? ↓ ↓ ↓

>> Acesse o guia completo e aprenda Como Fazer a sua Horta Orgânica em Casa <<

No entanto, às vezes nossas queridas plantas acabam sendo atacadas por pragas oportunistas. As mais comuns são os pulgões, as cochonilhas e as lagartas que, se não forem combatidas, podem infestar e matar toda a nossa hortinha.

inseticidas-naturais-pragas

A probabilidade de as pragas aparecerem se torna maior quando algo não vai bem com o metabolismo da sua plantinha. Então sempre fique atento: falta ou excesso de água, escassez de nutrientes, insolação inadequada, etc. são fatores que podem trazer desequilíbrio ao sistema e deixar sua planta vulnerável.

Logo, manter a sua horta saudável requer cuidado e dedicação!

atenção às verdinhas todos os dias. Observe as folhas e caules cuidadosamente. Se você perceber algo diferente deve agir rapidamente e combater a infestação logo no início. Assim, você pode remover folhas e galhos e evitar que a praga se espalhe. E lembre-se sempre, fazer uma limpeza regular na sua horta é a melhor maneira de preservá-la e obter o melhor crescimento.

Para ajudar a acabar com o problema das pragas em sua horta, a Armário Orgânico listou aqui uma série de receitas caseiras e de plantas que funcionam como repelentes e inseticidas naturais.

Tome as devidas providências e diga adeus ao sofrimento das suas hortaliças de uma vez por todas. E o melhor, de forma sustentável e orgânica! Confira a seguir todas as nossas dicas para fazer o controle ecológico das pragas:

RECEITAS CASEIRAS DE INSETICIDAS NATURAIS

  • Repelente nº 1: 1L de álcool, 50g de pimenta dedo de moça, 1 cabeça de alho e 50g de sabão de coco.

Divida o álcool em duas jarras, meio litro em cada. Em uma delas adicione a pimenta picada, e na outra o alho picado. Posteriormente, dissolva o sabão de coco em 1L de água quente.

Deixe tudo descansado por 15 dias. Passados os 15 dias, misture duas colheres de sopa de cada uma das misturas a meio litro de água em um borrifador.

E seu repelente natural está pronto! Borrife cerca de uma vez por semana nas suas hortaliças para prevenir o aparecimento das indesejadas pragas.

  • Repelente nº 2: Bata uma cebola no liquidificador com o mínimo possível de água. Isso deve resultar em uma solução bem cremosa.

Esprema este creme em uma peneira, ele deve soltar um caldo escuro. Neste caldo resultante, adicione alho e um pouco de pimenta do reino ou malagueta.

Deixe descansar por uma semana e, então, dilua 1 parte da mistura para 10 partes de água e borrife nas suas plantas doentes ou para prevenção.

inseticidas-naturais-2

  • Repelente nº 3: Macere 10 dentes de alho em 2 litros de água e deixe descansar por treze dias. Depois, basta misturar em mais 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacadas por pulgões. O alho, além de repelente, é bactericida e fungicida.

PLANTAS REPELENTES NATURAIS

As plantas repelentes liberam, por suas raízes ou folhas, substâncias capazes de afastar uma série de insetos indesejados. Basta você plantar essas espécies repelentes intercaladas com o seu cultivo.

Algumas plantas repelentes são: Alho, Alecrim, Manjericão, Capuchinha, Hortelã, Tomilho, Tagetes (cravo-de-defunto), Coentro, Citronela. etc.

As pragas repelidas vão desde os pulgões até larvas, borboletas, formigas e moscas.

inseticidas naturais plantas repelentes

Por fim, uma opção para quem não tem tempo de fazer seu próprio inseticida natural é o Óleo de Neem. Ele é um óleo extraído de uma árvore altamente repelente e pode ser comprado em qualquer loja de jardinagem ou floriculturas

>> Acesse o guia completo e aprenda Como Fazer a sua Horta Orgânica em Casa <<

E aí, o que achou? Já usa alguma dessas técnicas ou conhece alguma outra que não citamos aqui? Conta pra gente no espaço pra comentários logo abaixo! Nós adoraríamos saber 🙂

E não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos amantes da natureza e do plantio. Difunda essa informação, já que os inseticidas naturais são a opção mais sustentável e saudável para você, para suas plantinhas e para o planeta!

Colha e espalhe saúde diariamente! 🙂

Para receber mais dicas exclusivas como estas diretamente em seu e-mail inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo ↓↓


Receba os conteúdos exclusivos!


 

Deixe seu comentário:

Comentários