Listamos aqui 10 plantas para ter em casa e deixar o ambiente mais saudável e charmoso. Confira e inspire-se a ter uma casa mais verde!

Ter plantas em casa é sinônimo não só de decoração, charme e aconchego, mas também de vida e saúde.

Isso porque elas purificam e umidificam o ar, refrescam o ambiente, geram oxigênio e, até mesmo, absorvem poluentes (como benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído). Ou seja, elas melhoram a qualidade do ar que você respira, sendo muito mais que simples adornos no ambiente de uma casa.

Além disso, as plantas minimizam os ruídos internos e externos, retêm a poeira e propiciam efeito relaxante.

Já falamos aqui no Blog sobre todos os benefícios da natureza para a saúde. Se não há uma área verde no seu bairro, a solução é trazer a natureza para dentro de casa, não é mesmo?!

Uma das alternativas é ter uma hortinha em casa. É super terapêutico e prazeroso.

Mas se você não tem tempo de cuidar de uma horta, não tem problema.

Invista em ter plantas verdinhas, lindas, cheirosas e fáceis de cuidar em cada cantinho da sua casa. A sensação de aconchego, relaxamento e prazer será imensa.

Neste ponto, chegamos a outro questionamento: eu amo plantas, mas moro em apartamento/casa pequena, sem varanda ou quintal e não faço ideia de que plantas cultivar dentro de casa?

Não tem problemas! A Armário Orgânico está aqui pra te ajudar.

Listamos a seguir as 10 melhores plantas para ter em casa. Anote aí!

Elas vão transformar o astral do ambiente de maneira prática, linda e o melhor de tudo, sustentável. São espécies resistentes e fáceis de cuidar. Mesmo que a jardinagem não seja seu forte, temos certeza que as verdinhas não vão morrer na sua mão 🙂

1. HERA-INGLESA

A hera-inglesa é uma das melhores plantas para ter em casa. Ela foi listada pelos cientistas da NASA como a melhor planta filtradora de ar. Além disso, é uma excelente umidificadora natural do ar.

Ela é uma encantadora videira que pode ser cultivada em vasos, como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim. Além disso, cresce muito bem em condições de pouca luz.

plantas para ter em casa hera

2. LÍRIO-DA-PAZ

Com suas belas folhas verdes e flores brancas em forma de concha, o lírio-da-paz ajuda a remover compostos orgânicos voláteis do ar. Não exige muita manutenção e multiplica-se facilmente.

A planta é venenosa, sendo assim, deve-se mantê-la fora do alcance de crianças e animais de estimação.

plantas para ter em casa lirio

3. ESPADA DE SÃO JORGE

Cresce muito bem em ambientes com baixa luminosidade e necessita de rega só quando a terra está muito seca. Possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar.

Além disso, há quem acredite que ela tem a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente.

Apresenta boa resistência tanto ao calor tropical quanto ao frio.

plantas para ter em casa espada

4. PALMEIRA-BAMBU

É uma palma resistente que fica elegante em qualquer cômodo da sua casa. É eficaz na remoção de formaldeído, muitas vezes usado em móveis e também adiciona um pouco de umidade ao ar. Cresce bem sob luz indireta.

plantas para ter em casa palmeira

5. SAMAMBAIA

As samambaias apresentam folhas longas e pendentes e requerem poucos cuidados. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra.

plantas para ter em casa samambaia

6. SUCULENTAS

São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água por períodos prolongados.

São bastante fáceis de cuidar. Elas costumam dar sinais do que precisam, basta prestar atenção: se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.

O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.

plantas para ter em casa suculentas

7. DRACENA DE MADAGASCAR

A Dracena é uma planta arbustiva que pode vir em uma variedade de cores e variações. Ela livra o ar de produtos químicos encontrados em lacas, vernizes, e gasolina. Ela é excelente para interiores, devendo ser alocada em vasos grandes, para permitir seu crescimento saudável.

plantas para ter em casa dracena

8. CRISÂNTEMO

Flores coloridas e muito lindas excelentes para filtrar produtos químicos encontrados em colas, tintas, detergentes e plásticos. Traga cor e saúde para sua casa!

plantas para ter em casa crisantemo

9. CLORÓFITOS

Essa planta filtra substâncias químicas emitidas a partir do couro e borracha. É bastante resistente  e precisa de pouca manutenção,  podendo viver alegremente sem muita água. É uma planta perfeita para os iniciantes, que não estão acostumados com os cuidados que uma planta exige.

Se adapta facilmente a diferentes ambientes, podendo ser cultivada tanto em lugares ensolarados e quentes quanto a meia sombra e em clima mais frio.

plantas para ter em casa clorofito

10. BABOSA

A babosa é uma das plantas para ter em casa que todo mundo deveria ter. Ela ajuda a limpar o ar, é um cicatrizante poderoso, tem propriedades calmantes e é boa para o cabelo. Ainda, facilita a identificação de ar poluído, pois alguns pontinhos marrons aparecem nas folhas.

É tolerante a solos de baixa fertilidade, bem como a invernos rigorosos, e não necessita de muitos cuidados.

plantas para ter em casa babosa

Enfim, as opções de plantas para ter em casa são diversas e esta é só uma pequena amostra. Então chega de desculpas!

Agora que você já conhece algumas opções, compre uma mudinha e mande de uma vez o stress para longe.

Lembrando que é preferível evitar colocar as plantinhas em locais de passagem de pessoas, pois o contato frequente pode danificá-las. E é importante deixá-las próximas a janelas, permitindo que elas cresçam mais bonitas e saudáveis.

Já cultiva alguma dessas plantas na sua casa? Tem outra dica de planta para ter em casa? Conta pra gente no espaço para comentários logo abaixo!

Não deixe de compartilhar com seus amigos. Ajude a disseminar os benefícios das plantas e da sustentabilidade 🙂

Quer receber novidades? Inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo.


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários