Quando ouvimos falar em produtos orgânicos, já pensamos logo em algo que respeita nossa saúde e o ambiente. No entanto, muitas pessoas só aplicam esse conceito aos alimentos, não sabendo que a noção de orgânico se estende a uma gama diversificada de outros produtos, inclusive as roupas.

As roupas orgânicas utilizam matérias-primas que dispensam o uso de tratamentos químicos em geral para sua produção/cultivo (agrotóxicos, modificações genéticas, entre outros). Esses químicos são danosos não só para o meio ambiente, mas também para quem usa o produto final.

Esse tipo de roupa é normalmente feito de fibras naturais de algodão, bambu, juta, seda, cânhamo ou lã. Priorizando uma cadeia produtiva preocupada com a sustentabilidade em um sentido amplo, incentivando uma produção em conjunto com a natureza, visando a diminuir a poluição do ar, do solo e da água, desde o cultivo da matéria-prima, passando pelas condições de trabalho, até chegar ao consumidor final.

Abaixo listamos as principais razões para você optar por vestuários orgânicos:

MENOS TOXINAS

Esse quesito diz respeito a uma roupa menos tóxica! As fibras cultivadas de maneira tradicional recebem grande quantidade de produtos químicos. Isso, para acelerar seu crescimento, combater as pragas e aumentar a produção. E todas essas substâncias são transferidas ao tecido que vai ser confeccionado. O algodão tradicional, por exemplo, é responsável por 25% de todo o uso global de agrotóxicos. Sendo que o trabalho nessa lavoura é um dos que mais intoxica e mata trabalhadores ao redor do mundo. As substâncias presentes nos agrotóxicos permanecem nos tecidos por muito tempo e podem criar perturbações endócrinas, doenças respiratórias, problemas de fertilidade, defeitos congênitos e câncer. Fique atento.

MENOS ALERGIAS

As roupas são uma das principais causas para o desenvolvimento de alergias e irritações na pele, principalmente se elas possuírem produtos químicos na sua composição, decorrentes tanto do cultivo da matéria-prima quanto do tratamento e tingimento das fibras. Por isso, prefira tecidos orgânicos, livres de substâncias químicas e tóxicas, resultando em produtos antialérgicos e mais amigáveis a sua pele e a sua saúde.

ROUPAS MAIS DURÁVEIS

As roupas orgânicas são muito mais fortes e duráveis, não se desgastando com facilidade. A qualidade da cor também se mantém intacta durante muito mais tempo (não desbotam). Assim, se você é um consumidor consciente, com certeza deve optar por esse tipo de peça. A produção desnecessária de lixo e o desperdício de recursos naturais e de energia são evitados quando optamos por produtos mais duráveis.

MODELOS INOVADORES

Na imaginação de algumas pessoas, roupas orgânicas geralmente não estão tão na moda, são somente aquelas peças rústicas, largas, de tecido cru e que remetem, por exemplo, ao estilo hippie dos anos 70. Essas pessoas estão enganadas! As fibras orgânicas e o ecodesign vêm sendo aperfeiçoados e modernizados a cada ano, buscando aliar estilo, modelagem e preocupação ecológica e social. Ainda, por não passarem por tratamentos químicos, seu toque é mais macio e sedoso e sua fibra mais solta. É possível encontrar roupas orgânicas para todas as idades, gostos e estilos. Busque já a sua!

MENOS AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE

A matéria-prima não orgânica polui o solo, a água e o ar, diferentemente da cultura orgânica, que utiliza menos água e energia, não adiciona químicos e pesticidas, contribui com um solo mais forte e promove práticas de cultivo mais sustentáveis e saudáveis. Para um produto ser considerado orgânico, ele deve cumprir uma série de exigências. Assim, são produtos fiscalizados e com certificações relacionadas à saúde, trabalho, segurança e meio ambiente.

Consuma produtos com procedência reconhecida e aprovada, comprometendo-se com o bem-estar do planeta! E então, o que achou?

Aproveite que agora você já conhece todas essas vantagens e veja nossa linha de camisetas orgânicas aqui (com certificação Global Organic Textile Standard).

certificacao-algodao-organico

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva pra gente! Não esqueça de compartilhar estas informações, ajudando a disseminar a cultura orgânica.


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários