Você já ouviu falar sobre Natal Sustentável? Sabe como funciona? Confira nosso post e descubra tudo que você pode fazer para transformar esta data festiva e tão bonita em uma data de consumo consciente e do faça você mesmo.

Enfim chegou o Natal, uma época de magia, presentes e muito amor.

Por outro lado, devido ao atual sistema em que estamos inseridos, essa data vem se descaracterizando e perdendo seus valores. Para muitos, o Natal se tornou apenas sinônimo de um consumismo exagerado e desnecessário.

Mas se você é como a gente e também se preocupa com as pegadas que está deixando no mundo, com certeza não se sente confortável com esse cenário.

Nós somos a favor de um Natal Sustentável e mais consciente!

Por isso, estamos aqui para te ajudar a ir contra tendências consumistas e praticar o consumo consciente e a sustentabilidade nesse Natal.

Vamos lá?! Nossa primeira dica é em relação à escolha do presente.  É muito legal presentear quem amamos e vê-los desfrutando das nossas escolhas, não é mesmo?

Mas, além de escolher o presente com muito carinho, escolha algo que valha à pena, algo que tenha uma história.

Valorize empresas que respeitem as pessoas e os seus trabalhadores, que tenham princípios e que se preocupem com o futuro do planeta.

Não compre por comprar!

Presentes feitos com coisas recicladas, orgânicas ou provenientes de reuso e upcycling são ótimas dicas de presente para um Natal Sustentável.

Conheça a nossa Loja Online! Dá uma olhadinha nas opções muito legais, lindas e sustentáveis que temos à disposição pra você. Temos certeza que você vai gostar 🙂

Mas, depois de escolher o presente, também é legal caprichar nos embrulhos. Então por que não apostar na criatividade e garantir que seu presente pegue leve com o planeta?

Invista no Reduzir, Reutilizar e Reciclar! É simples, sustentável e econômico.

Além de mais barato e sustentável, você irá demonstrar o quanto se preocupou em fazer uma embalagem com as próprias mãos para quem vai recebê-lo.

A seguir listamos algumas dicas para embrulhar seus presentes de maneira mais sustentável. Confira e inove:

1) Reutilizar papeis de presente de datas passadas

Guardar papeis e laços de fita de presentes que você ganha é uma ótima forma de economizar. Assim, você pode reutilizá-los para embrulhar presentes em uma próxima ocasião. Com isso você aumenta a vida útil desses artigos e diminui sua geração de lixo.

2) Reutilizar Jornal ou Revistas

Usar folhas de jornal ou revista ao invés de jogá-las fora logo após a leitura também é uma ótima ideia! Dê um toque final fazendo um laço com um barbante colorido. E depois o presenteado ainda pode reaproveitar o jornal para fazer sacolas de lixo e substituir as sacolinhas plásticas. O jornal ainda é facilmente reciclado.

natal sustentável 02

3) Reutilizar sobras de tecido/roupas

Coloque o upcycle pra funcionar e transforme roupas que estão paradas em embrulhos bem artesanais e fofos para o seu Natal Sustentável. Basta cortar o tecido em formato quadrado ou retangular, conforme o tamanho do presente e finalizar com um nó.

natal sustentável 03

3) Reutilizar qualquer tipo de papel

Sabe aquele calendário bonito do ano passado que está aí parado? Ou um desenho bem legal e divertido que seu filho pintou? Que tal utilizá-los para embrulhar seus presentes? Além de evitar a compra de papeis novos, você ainda limpa as gavetas. Aproveite para ensinar às crianças sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem.

4) Sacolas de papel e caixas

Sacolas de papel ou caixas de presente que possam ser usadas diversas vezes são uma escolha melhor do que as descartáveis. Estes embrulhos podem ser reutilizados, reciclam e no final ainda são reciclados. É tudo de bom.

5) Latas de alumínio e potes de vidro

Vasculhe sua cozinha! Aquele achocolatado ou conserva que acabou podem virar embalagens inovadoras. Basta lavar bem e colocar a criatividade pra funcionar na hora de decorar. Fica super charmoso!

natal sustentável 04

6) Fuja de artigos não recicláveis

Se você preferir comprar papeis de embrulho, opte pelos que sejam recicláveis. Os papéis de alumínio brilhoso, por exemplo, não são recicláveis.

Outro artigo a não ser considerado são as fitas plásticas, que não são recicláveis e nem biodegradáveis. Sempre prefira fitas de tecido e compostas por fibras naturais.

Com essas dicas simples você não só agrada quem você ama, como ainda passa adiante a importância e o valor da sustentabilidade! Use sua imaginação, crie, deixe fluir 🙂

Ao deixar de comprar embalagens tradicionais e optar pela reutilização, você evita a geração de lixo, economiza dinheiro e oferece um presente que vai além do objeto em si.

Você já pratica um Natal Sustentável? Conta pra gente! Adoraríamos saber.

E não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também aprendam como tornar o Natal mais consciente.

Entre neste novo ano com as energias renovadas e evitando desperdícios!


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários