O algodão orgânico utilizado aqui na Armário Orgânico é uma matéria-prima sustentável e ecofriendly que respeita as pessoas e o meio ambiente. Conheça e apaixone-se.

Diversas inciativas vem sendo tomadas ao redor do mundo para diminuir os impactos socioambientais relacionados à produção de algodão. Dentre elas encontra-se o cultivo do algodão orgânico.

Mas, quais são os principais problemas relacionados ao cultivo do algodão tradicional? Você imagina? E o que é algodão orgânico e como ele se insere neste cenário? Quais suas aplicações e benefícios?

Confira tudo isso a seguir! Descubra quais as principais vantagens e fatores que tornam essa matéria-prima um diferencial para o mundo.

Algodão tradicional

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a produção do algodão comum utiliza atualmente 80 milhões de hectares e é responsável por cerca de 25% de todos os agrotóxicos consumidos mundialmente. Isso provoca a intoxicação e morte de muitas pessoas e animais e a contaminação do solo, ar e água.

Uma vez colhido e beneficiado, o processamento têxtil do algodão comum requer o emprego de cerca de 8.000 substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. Estas toxinas também causam diversas enfermidades nos produtores, tais como leucemias, infertilidade masculina, arritmias cardíacas, cistite aguda, insuficiência renal aguda e câncer.

Algodão orgânico: uma alternativa viável

Para alterar esta condição tão prejudicial, no final dos anos 80, muitos produtores de algodão tomaram consciência desta situação. Eles decidiram optar por um modo de produção que gera menos impacto, a Agricultura Orgânica.

Um cultivo orgânico é um sistema sustentável que preza pela saúde do solo, dos ecossistemas e das pessoas. Os próprios processos da natureza são utilizados para controlar as plantações, não fazendo uso de nenhuma química nociva.

Para complementar, diversas indústrias têxteis vêm alterando seus processos de fabricação, objetivando reduzir a poluição. Desta forma, a moda orgânica e mais sustentável vem ganhando força no mundo.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o futuro do planeta, buscando sempre mais alternativas para comprar de forma melhor e mais consciente. Assim, na área têxtil, as roupas ecologicamente corretas, como as roupas de algodão orgânico, estão em alta. Este é o futuro da moda!

A fibra do algodão orgânico é bem parecida com a convencional. De maneira complementar, ao utilizar corantes naturais e até aproveitar as colorações naturais de alguns algodões, é possível a obtenção de novas cores para os produtos.

Outra característica é que a escala de produção é menor, possibilitando um acompanhamento mais próximo e mais cuidadoso em cada etapa. O sistema também deve ser inspecionado regularmente por um órgão certificador.

algodão orgânico

Índia, China, Turquia, Tanzânia e EUA são os maiores produtores de algodão orgânico, responsáveis por cerca de 97% da produção global.

No Brasil a produção ainda é incipiente, mas vem crescendo. Dados estabelecidos pelo Better Cotton Iniciative estimam que, em 2010, existiam no Brasil 6.278 cotonicultores, em sua maioria pequenos produtores familiares. A produção concentra-se no semiárido e é estimada em cerca de 30 toneladas de pluma/ano.

Benefícios para o Meio Ambiente

O algodão orgânico é um insumo produzido sem aplicações sintéticas de adubos, pesticidas, herbicidas, inseticidas ou transformações químicas. As pragas são combatidas com espécies predatórias ou outros tipos de plantas.

Também preserva a fertilidade do solo e os ciclos biológicos dos locais de produção, já que utiliza o sistema de rotação de culturas. Alterna o mesmo espaço com outras espécies, assim os nutrientes do solo não se esgotam e descarta-se a necessidade de fertilizantes sintéticos.

Ainda, quando comparado ao cultivo do Algodão Tradicional, o Algodão Orgânico:

  • Impacta 46% menos no aquecimento global;
  • Diminui em 70% o potencial de acidificação;
  • Impacta 26% menos no potencial de eutrofização e erosão do solo;
  • Consome 91% menos água;
  • Demanda 62% menos energia primária.

Benefícios para os Produtores

A produção de algodão orgânico proporciona o crescimento da renda dos pequenos produtores através da agricultura familiar. Neste tipo de produção, é observada aplicação do comércio justo e das relações éticas entre as pessoas.

Além disso, a saúde dos produtores também é resguardada pela não utilização de produtos químicos nocivos. Evita-se o adoecimento de cerca de 250 mil agricultores por ano, que seriam contaminados ao ficarem expostos aos venenos usados para controle de pragas.

Benefícios para os Consumidores

A camiseta orgânica é antialérgica e indicada para peles sensíveis. Além disso, suas fibras proporcionam grande conforto e maciez. Esta qualidade também gera maior resistência e durabilidade às lavagens na máquina.

Na Loja da Armário Orgânico você encontra diversas camisetas de algodão orgânico com certificação Global Organic Textile Standard. Essa certificação garante que foram seguidos uma série de padrões ambientais e sociais ao longo de toda cadeia têxtil, desde a produção da matéria-prima até a confecção da sua camiseta orgânica.

Além de serem lindas, elas geram menos impacto ao meio ambiente, e você estará contribuindo para uma produção mais limpa. Não deixe de conhecer! Acesse nossa loja online e torne-se um adepto da moda orgânica.

camiseta de algodão orgânico átomoscamiseta de algodão orgânico chumbo

Modelos de camisetas de algodão orgânico disponíveis em nossa loja 🙂

Quer aprofundar os seus conhecimentos? Sugerimos a leitura do artigo Organic Cotton is Proven to Cause Less Environmental Damage than Conventional Cotton, encomendado pela Textile Exchange (Link aqui).

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva pra gente!

Não esqueça de compartilhar estas informações com seus amigos. Ajude a disseminar a cultura orgânica e a moda sustentável! 🙂


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários