O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, é uma data que tem por objetivo promover atividades de conscientização acerca da importância da preservação ambiental e dos recursos naturais, a fim de construirmos um mundo mais limpo e saudável, não só para nós mesmos, mas também para as futuras gerações.

Além de alertar a população e os governos de cada país para os perigos que os maus tratos à natureza podem causar e sobre a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação ambiental.

Essa data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia). No Brasil, através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo estabeleceu, também, que se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente (primeira semana de junho), que tem por finalidade apoiar a participação da população na preservação do patrimônio natural do País, ou seja, incluir a sociedade nas discussões.

A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer questões e problemáticas ambientais, possibilitando que cada indivíduo perceba não só a importância do seu papel e a sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento mais justo e sustentável.

As decisões e ações tomadas hoje, não afetam só o tempo presente, mas impactam especialmente as gerações futuras.

É por isso que a Semana Nacional do Meio Ambiente é tão importante.

É uma ferramente para reeducar o cidadão, as indústrias e o Estado, para que cada um possa preservar nosso meio ambiente. Já que é cuidando do presente que se preserva o futuro. Plante essa ideia!

Os desafios são cada vez maiores, já que o consumo desenfreado e impensado cresce a cada dia.

Por isso, repense suas escolhas e fique de olho! Busque por alternativas mais sustentáveis e ecológicas. Diminua sua pegada de carbono, reduza seu lixo e incentive a reciclagem, incentive a agricultura orgânica, consuma menos energia e água. Seja um adepto da moda sustentável que inclui todos os princípios citados.

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja” – Chico Xavier

Conheça nossa linha de camisetas sustentáveis na loja online da Armário Orgânico.


Receba os conteúdos exclusivos!

[contact-form-7 id=”11795″ title=”Cadastre-se”]


 

Deixe seu comentário:

Comentários