Na busca por soluções que diminuam a degradação do planeta, muitos conceitos vêm surgindo. É o caso do upcycle, criado nos anos 90 e que vem ganhando cada vez mais força.

Você certamente já ouviu falar dos famosos Rs da Sustentabilidade, tais como reduzir, reciclar e reutilizar. Mas e o Upcycling? Como se relaciona a estes conceitos?

Podemos dizer que a reciclagem é o R mais conhecido e mais comum entre as pessoas.

Ela geralmente é feita por empresas especializadas que submetem os materiais aos mais variados processos físicos e químicos para transformá-los novamente em matéria-prima. Cria-se um novo ciclo, e nesse processo utiliza-se energia e água.

Diferente da reciclagem, no upcycling a matéria não precisa morrer para renascer. Ele propõe uma nova abordagem em relação a materiais que não têm mais utilidade. Visa transformar produtos que iriam (injustamente) para o lixo em novos materiais através do reaproveitamento.

Ou seja, o upcycling pode ser feito por você mesmo, na sua casa e com poucos materiais. Basta usar a sua maior arma: uma boa dose de criatividade!

É uma reinserção do produto nos processos produtivos.

A ideia é dar vida nova e útil aos materiais que teriam como destino o lixo. Para isso, não se desperdiça mais energia, água e outros recursos para produção de produtos novos.

E você ainda contribui com a redução do volume de resíduos sólidos que são encaminhados aos aterros sanitários, já que prolonga a vida útil de algo, usa até o fim!

O coração do upcycling é reaproveitar e reduzir! Evita-se todo tipo de desperdício.

Além de ser um processo ecologicamente correto, o custo é bastante reduzido, o que contribui para essa prática estar ganhando cada vez mais adeptos.  O conceito vem ganhando força no mundo e está se tornando uma nova tendência em diversos setores, como moda, design, decoração, etc.

EXEMPLOS DE UPCYCLING

  • Na moda:

Aqui na Armário Orgânico gostamos muito do upcycling. Empregamos madeira de demolição para confecção dos nossos acessórios sustentáveis, todos feitos à mão e com muito carinho. São colares e brincos que reaproveitam madeira que iria para o lixo. Seu colar já pode ter sido uma porta, uma viga, etc.

  • Utensílios Gerais:

Já falamos aqui no blog sobre como transformar aquele jeans que você não usa mais em diversos utensílios em geral (mochilas, tapete, porta celular…) Confira aqui!

Aqui na Armário Orgânico temos uma linha super linda e estilosa de bolsas e mochilas feitas a partir do reaproveitamento de calças jeans antigas. Conheça e apaixone-se!

mochila-jeans-upcycling

Outra dica é transformar uma camiseta velha em uma ecobag (sacola ecológica)! É bem simples e nem precisa saber costurar.

E como você descasca legumes e frutas na sua casa? Sabia que é possível transformar uma latinha de refrigerante em um descascador eficiente? Confira no vídeo a seguir.

E que tal uma pá para recolher sujeira feita rapidamente a partir de um recipiente plástico de produtos de limpeza?

upcycling-pa-de-limpeza

Não há limites para a criatividade! Coloque a mente pra funcionar e verá a infinidade de coisas que você pode fazer.

  • Decoração:

Caixotes de feira podem viram uma linda estante ou prateleiras.

Paletes podem virar mesas, camas, bancos e sofás.

Potes e garrafas de vidro podem virar luminárias.

Garrafas de vidro e latas de alumínio podem se transformar em vasos decorativos.

  • Para sua horta

Tá pensando em fazer uma hortinha em casa e quer economizar dinheiro nos insumos. Então inove nos vasinhos. Garrafas PET, caixotes de feira ou canos PVC podem se transformar em vasos super estilosos.

Enfim, as possibilidades são infinitas! Inspire! Busque alternativas engenhosas! Ponha a sustentabilidade na prática. Tudo merece uma segunda chance 🙂 Como já diria Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma“.

O caminho para um mundo mais sustentável ainda é longo. Envolve a conscientização das pessoas, a adoção de práticas verdadeiramente positivas ao meio ambiente e a aplicação de leis ambientais mais rígidas.

Mas o mais importante, envolve a vontade de mudar de cada um. A sua força de vontade individual, o uso da sua criatividade e a vontade de inspirar todos que estão ao seu redor.

Tem algum artigo de upcycling aí na sua casa! Compartilha com a gente no espaço para comentários logo abaixo! Adoramos ver os leitores do nosso blog colocando a mão na massa, estimulando a criatividade  e ajudando a espalhar o vento da mudança! 🙂


Receba os conteúdos exclusivos!


Deixe seu comentário:

Comentários